O início

Nos últimos tempos não tencionava comprar um carro, mas dado que comecei a estudar a 70km de casa (e a namorada também) tornou-se numa necessidade. Comecei por comprar um Polo mil de 96 em Setembro (1 dia antes de vir para Leiria), mas era para desenrascar, o objectivo era abater o Polo e comprar um Fabia TSI.

Entretanto o (des)governo trocou-me as voltas e acabou com o abate, por isso em Janeiro comecei a sondar outras marcas para além da Skoda (começaram campanhas de abate das próprias marcas) e os que me chamaram à atenção foram o Fiesta, o 207, o Clio e o Punto.
O objectivo era sem dúvida um segmento B (pelo preço e tamanho)  e a gasolina. Ao contrario da errada mentalidade Portuguesa, um diesel nem sempre é mais económico. Os mais recentes motores a gasolina são bastantes poupados (ver os meus relatos relativamente aos consumos) e muito fiaveis. Os motores diesel ainda que sejam mais económicos nos consumos são bem mais caros e a manutenção é mais cara, isto sem contar com o facto de estarem mais sujeitos a avarias (mais peças, mais electrónica, maior desgaste, etc…). Por fim, e um factor que muitos se esquecem, o numero de quilómetros percorridos por ano. Dificilmente faço mais de 12.000 km por ano, portanto seriam precisos cerca de 100.000 km para o diesel (1.6 HDI de 92 cv) compensar, pior, como houve alguns problemas e fui compensado o carro ficou-me em 15.200€ em vez dos 17.800€ (o 1.6 HDI 92 custa 21.000€) portanto seriam necessários cerca de 180.000 km para o diesel compensar. E ainda existe a opção GPL cujos defeitos já desapareceram quase todos: Está por aprovar uma lei que acaba com os dísticos e com a proibição de estacionamento em subterrâneos, e como os mais recentes carros a gasolina são de injecção directa já não existe perda de potência nem aumento de consumos ao converter GPL. O único defeito é sem dúvida ter que esperar que acabem os 2 anos de garantia.

Voltando aos carros que fui ver, o punto ficou logo de lado porque era mais caro do que o 207 e Fiesta, com um mero 1.2 e ainda tinha que pagar os faróis de nevoeiro do meu bolso.
O Clio também era carote e quando perguntei a diferença de preço entre o TCe e o atmosférico ficaram a olhar para mim.
Quanto ao Fábia, apesar de gostar muito do design,  207 é bem mais bonito, e do interior nem se fala. Fico a perder um pouco no motor, colava um pouco ao banco e gastava menos, mas mesmo com desconto o Fabia ficava a mais de 700€, com menos equipamento, e ainda teria que esperar (no mínimo) 3 meses.
O Fiesta e o 207 tinham preços equivalentes, o fiesta tinha mais algum equipamento, mas o motor era pastelão e gastador, já o 207 gasta menos e mexia-se bem melhor.
Depois de muitas peripécias lá chegou o 207. Acabei por ter que pagar mais 1400€ mas ganhei algum equipamento. A cor é Cinza escuro, se bem que o meu objectivo era Grená.

O equipamento principal:

Computador de bordo
Airbags frontais e laterais
Banco do condutor regulável em altura
Direcção assistida
Faróis de nevoeiro
Fecho centralizado com comando à distância
Frisos laterais com inserção cromada
Vidros eléctricos sequenciais e anti-entalamento
Volante regulável em altura e profundidade
Rádio CD, MP3, comandos sob o volante
Retrovisores exteriores eléctricos e aquecidos
Ar condicionado automático bi-zona
Regulador e limitador de velocidade
Alerta para colocação de cinto
Para-choques com grelha cromada tipo GT
Volante em Couro perfurado
Jantes liga leve 15”
Cruise control
Pack VIP (vidros escurecidos e eléctricos traseiros)
Pack sport
Acendimento automático dos faróis (médios)
Retrovisor interior electrocromático
Interior em tecido/technotep
Wip bluetooth
Sensores de estacionamento

Ficou-me no total a 15.967,85€, o preço sem o desconto do Polo era de um pouco mais de 17.800€ já com despesas (desconto de pouco mais de 1830€). Com os problemas que ouve (espera) e por não lhes compensar fiquei com o Polo que foi vendido por 800€, logo o 207 ficou em pouco mais de 15.100€.
Em termos de modificações, (sim, já estou a pensar nisso, basta olhar para a CBF) no inicio não tenciono mexer muito para não ter problemas, mas de inicio vai levar logo com LED’s brancos (brancos mesmo, não azulados) e umas lâmpadas de jeito nos médios.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s