LED’s traseiros

Já algum tempo que tinha umas lâmpadas para colocar na traseira do carro para a marcha atrás, mas devido a não ter o carro não o pude fazer.

Hoje como tinha tempo resolvi fazê-lo. As lâmpadas têm o encaixe P21W (ou 1156) e usam 18 SMD 5050, os mesmo que uso nos mínimos mas com 13 SMD. Com os mínimos fiquei plenamente satisfeito, luz branca e maior iluminação com um consumo de cerca de 2.8w contra os 5w de origem, mas na traseira a lâmpada é de 21w, e ter 21w não implica ter 4x mais potência, mas sim mais do que isso, pois as lâmpadas de halogéneo quando mais potentes mais luz dão exponencialmente. Por isto, e apesar de ter gostado do resultado (durante o dia), encomendei umas que usam LED CREE de 7w. Cree são os LED’s mais potentes que existem, neste caso um de 5w não seria apenas (cerca) do dobro dos 2.8w mas algo mais pois é um LED diferente.

Depois de ver o resultado nocturno estou algo arrependido pois acho que vai ser demais, a lâmpada com 18 SMD 5050 pareceu-em dar tanta luz como a de halogéneo. A explicação é que os LED’s são direccionais, isto é, têm um determinado ângulo enquanto que as de halogéneo espalham a luz por todo o lado, dai que as lâmpadas LED tenham vários à sua volta. Resumindo, quanto menor for o espaço menor será a diferença entre a mesma lâmpada de LED e de halogéneo, ou seja, como os mínimos estão na óptica dos médios, que é bem grande, são precisos 2.8w quando teoricamente bastaria 1w de LED para competir com 5w de halogéneo. Já a luz de marcha atrás tem uma óptica pequeníssima logo os 18 SMD 5050 (cerca de 3.9w) conseguem competir perfeitamente com os 21w do halogéneo (ainda que se note uma ligeira vantagem nas de halogéneo, explicação em baixo), sendo a potência LED necessária 4.2w, por isso para igualar presumo que 4.5w chegariam.

Apesar de já ter lido sobre o assunto com a prática é que se percebe, quando menor for a óptica do LED menos potente este precisa de ser. A mesma lógica se aplica às de halogéneo, mas não tanto como nos LED.

Relativamente às lâmpadas de 7w a ver se as consigo cancelar e troco por umas com encaixe T10 para por nos mínimos.

Ainda relativamente aos mimos também os troquei, comprei usn exactamente iguais (13x SMD 5050) mas com CANBUS. Custam o mesmo e o piscar (presente no vídeo abaixo) desaparece, e o encaixe é melhor.

Fotos dos LED’s:

 

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s